Friday, May 16, 2014

#Programador Unity 3D C# (Javascript / as3)

   Estou muito satisfeito com meu avanço, oficialmente, a uma semana atrás, me tornei um programador de games em C#(CSharp), na engine Unity 3D 4.x. Porque estou anunciando agora? bom, porque estou muito seguro com relação ao Unity e C#, sinto que sou capaz de desenvolver muita coisa, entende-se, interação virtual 3D(digital 3d), para ser mais explicito, GAMES, e... quero trabalhar com a engine.


link do jogo:


   Ultimamente tenho focado em fazer alguns protótipos de jogos, no estilo: Side-Scrolling 2.5D, aventura 3D(Pokemon the Journey), e outro baseado no livro que terminei de ler, que não por menos, foi através dele que aprendi a programar no Unity, o livro chama-se: Unity 3.x Game Development Essentials, do autor, Will Goldstone.

  Um dos fundadores da engine Unity, foi muito interessante seguir passo a passo seus ensinamentos sobre unity, sem dificuldade nenhuma, Will G. ensina com maestria como manusear a engine, em poucas folhas, você aprendi a fazer um FPS (First Person Shooter), um protótipo simples que instiga o leitor a prosseguir animado e aprendendo. Nos capítulos seguintes, até o final, é dedicado ao desenvolvimento de um jogo de sobrevivência numa ilha, nome do jogo: Island Surviver. Os conceitos da engine, é ensinada gradualmente, com todos os detalhes que são necessários o desenvolvedor compreender, antes de sair programando jogos a rodo.

  O Autor consegue  ensinar as duas principais linguagens de programação dentro do Unity, são elas C# e Javascript. As duas em essência, são simples de aprender,  praticamente não se tem dificuldade em domina-las. As linguagens não tem muita diferença, algumas nuances bem pequenas. Acredito que programando em C#, fica bem mais fácil a transição para o #Javascript, se necessário, porque tecnicamente, C# é uma linguagem mais robusta,  moderna, sendo derivada do Java, o downgrade/update para javascript é simples.

  #AS3 a linguagem do Flash, software da Adobe, tem uma semelhança enorme com Javascript, na hora de declarar suas variáveis e funções, por isso até, não foi difícil compreender a linguagem C#, quer dizer, fazer transições de linguagens, não é muito doloroso quando elas tem muito em comum. É, também domino as3. Felizmente migrei para o Unity 3D, é a engine que democratizou o desenvolvimento de jogos, e hoje, qualquer pessoa pode criar um jogo 2d e 3d na Unity, e além disso, ela tem suporte para diversas plataformas, como: Windows,Linux, Mac, Alguns Consoles, Windows Phone, Browser(Navegador), Android e Iphone.

Enfim, segue umas imagens do exercício final do livro:

[Menu do Jogo]

[Uma implementação que fiz, para justificar o jogador na Ilha, avião caiu.]

[Você precisa acertar os 3 alvos  arremessando um coco para receber uma carga]

[O jogo termina ao acender a fogueira, que sinaliza que o jogador está vivo]

 

No comments:

Post a Comment